domingo, 17 de março de 2013

Projeto: Hora da Leitura - Gibis


Proyecto:

 

Ahora de la lectura

 

Gibis.

 

 

Disciplina:

Língua Espanhola

Conteúdo:

Leitura e produção textual.

Introdução:

O projeto tem como objetivo principal ampliar o conhecimento da língua espanhola por meio da  leitura e elaboração de gibis. A elaboração dos gibis visa a estimular os alunos a ler e a expressar seu ponto de vista sobre esta tipologia textual. Nessa perspectiva, o projeto tem como propósito comunicativo a elaboração de gibis em espanhol. Preocupam-se em difundir o conhecimento lexical de língua espanhola e estimular sua leitura.

Objetivos:

O presente projeto está ancorado numa perspectiva em que se valorizam os usos que os sujeitos fazem da língua nas mais variadas situações de produção discursiva. Dessa forma, acredita-se que ao elaborar textos orais ou escritos, a produção dos alunos será orientada por uma intenção comunicativa, a quem o texto se destina e como será veiculado e que gênero textual concretizará a intenção de comunicação. Tendo claros os elementos que compõem a situação de produção discursiva, os alunos terão como problema ajustar o uso da língua à situação comunicativa, quer dizer, terão que considerar todos aqueles elementos para planejar seus textos, a fim de que estes atinjam os objetivos a que se propõem.  Nesse sentido, no que se refere ao tratamento didático, este projeto apoia-se na: criação de uma situação comunicativa, uma situação que reúna características das situações reais de comunicação e em que os alunos se vejam realmente engajados na elaboração de textos e apoia-se, também, na criação de sequências didáticas que possibilitem aos alunos aproximações sucessivas em relação ao gênero textual em questão que será, ao mesmo tempo, meio de concretização das intenções comunicativas e objeto de estudo.

Abrangências:




6º ano






Tempo estimado:

8 aulas

Com este projeto, pretende-se que os alunos:

- Conheçam as características Gibi;
- Elaborem gibi
- Leiam obras gibis língua espanhola;
- Estimulem os colegas a realizarem a leitura dessas obras;
- Expressem sua opinião sobre a obra lida;
- Forneçam informações essenciais sobre o livro lido (resumo da obra) e sobre o autor;
- Façam uma avaliação global da obra; 


Desenvolvimento da atividade

Antes da leitura:

- Contextualize a leitura do texto, explicando que se trata de ler para aprender Espanhol.
- Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre gibis.
- Pergunte aos alunos o que esperam encontrar neste tipo de gênero.

Durante a leitura:

- Peça que os alunos identifiquem os elementos que compõem o texto.
- Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que mais gostaram.
- Comente sobre a situação de produção discursiva, ou seja, quem escreve? Para quem escreve? Com que intenção e por meio de que gênero textual.







Avaliação:
- Confecção dos  gibis.





Maestra:
Hellen Suzanna.
Besos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário