segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BULLYING: EU NÃO PRÁTICO


O que é Bullying ?



A violência escolar é questão que requer um olhar atento dos profissionais da educação, entretanto, quando a tratamos, visualizamos apenas uma série de situações nas quais os educandos trocam chutes, se ferem, se batem, quebram pertences. Na realidade, a violência é bem mais ampla e se manifesta nos relacionamentos educativos, no processo de ensino-aprendizagem ou até mesmo no currículo escolar.
Você sabe o que é bullying? Uma prática que afeta a saúde física, mental e emocional, principalmente das crianças, por meio de brincadeiras de mau gosto, críticas, apelidos e até agressão física.





Assim, no âmbito escolar: o Bullying,  Pratica humilhações, discriminações, gozações, apelidos constrangedores, intimidações, perseguições, ou seja, tenciona, de alguma forma a desmoralizar seus receptores, e a partir do momento em que estes passam a sofrer as conseqüências desses atos, eles refletem este sentimentos no âmbito afetivo ou na aprendizagem. Tornando-se vítimas desse tipo de violência.





Portanto, para combater este problema,  a Escola Municipal José do Patrocínio, durante o ano letivo de 2011 promoveu várias campanhas contra o bullying. Entre elas temos a palestra da Profª. e vereadora Rose, que foi um show a parte e juntamente com o grupo teatral Curumins da Mata  nos ofertou com grande propriedade teorias e problemáticas sobre o tema.
 


        O Bullying não é fenômeno exclusivo da escola, apenas existem condições que favorecem sua ocorrência dentro do espaço escolar. Outrossim, é um fenômeno social que acaba sendo visto inicialmente na escola por ser o segundo ambiente de socialização que temos em nossa cultura, excetuando-se a família que a ela é concedida a primeira e mais importante geratriz dos valores e princípios do ser humano.
    Sendo assim, a família, veículo na formação da personalidade do indivíduo, deve estabelecer um laço afetivo, baseado em uma relação de carinho, amor, respeito, tolerância, cooperação, solidariedade, desenvolvendo a auto-estima e a autoconfiança da criança, possibilitando-a lidar com seus próprios sentimentos, emoções e com os conflitos surgidos nas relações interpessoais, criando mecanismos de defesa e de auto-superação .



    Tendo a escola, consciência de que o Bullying não é um problema de sua exclusiva responsabilidade, mas que, no entanto, sua omissão pode vir também a contribuir para a conduta agressiva do indivíduo, deve tomar medidas de intervenção que incentivem a participação e o acompanhamento dos pais na vida escolar das crianças, conscientizando-os de seu papel.
Adotar estratégias de prevenção, bem como detectar precocemente o problema (Bullying) parece ser a maneira mais adequada para reduzir a chance de que este e outros problemas, como, as dificuldades emocionais e de aprendizagem sejam desenvolvidos. Logo, deve-se preocupar com a capacitação e a formação continuada dos professores, dando-lhes subsídios para conhecer melhor e saber como intervir e diminuir os casos de Bullying, assumindo, uma postura crítica diante do problema.
Neste interim, a Escola Municipal José do Patrocínio aproveita todas as oportunidades para reforçar o ensino de valores, tais como: Amizade, Respeito, Disciplina e outros. Nossos alunos são informados sobre as consequências do bullying e incentivados a denunciarem, caso sofram ou presenciem ações discriminatórias.

 Com um trabalho de conscientização despertamos o interesse pelo bem estar em nossa escola, por meio de atitudes de companheirismo e solidariedade.

Atenciosamente:

  Coordenação Disciplinar.




Maestra:
Hellen Suzanna



Nenhum comentário:

Postar um comentário