Proyectos los
pintores hispánicos:
Componente
Curricular: Língua Espanhola
Conteúdo: Pintores hispânicos
Introdução:
A Arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo.
Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação.
Em cada trabalho artístico é percebido uma certa tendência , um
estilo de época marcado por fatos que atingem a sensibilidade do artista.O
artista coloca suas emoções na obra.
Não importa se é escritor, escultor, ceramista, pintor,
arquiteto, músico, ator ou um outro profissional, pois todos estão fazendo sua arte.
Os hispânicos têm o orgulho de ter tido alguns grandes artistas, cujos
nomes foram escritos em letras douradas na história latino-americano. Estes têm
uma rica herança da arte e da literatura. Alguns dos artistas bem notáveis
dos tempos antigos ainda estão vivos no coração dos hispânicos.
Objetivos:
Conhecer
Vida e obra de pintores hispânicos.
Contribuir para a difusão da cultura hispânica entre os
educandos.
Pintores
Pesquisados:
Aqui está uma lista de alguns pintores muito bem conhecidos
hispânicos.
Diego Velazquez:
Ele foi um
dos maiores pintores que pertenciam ao século 16. Ele nasceu em Sevilha,
Espanha, em 06 de junho de 1599. Ele era dotado de habilidades na arte e,
portanto, começou a receber formação no âmbito de um pintor famoso, Francisco
de Herrera. Ele era um artista de destaque na corte do rei Filipe IV. Suas pinturas
abordou temas como mitologia, religião e vida comum. Velazquez foi referido
como o "homem mais nobre e mais imponente entre os artistas de seu
país". Ele faleceu em 06 de agosto de 1660.
Pablo Picasso:
Além de ser
um pintor, ele era também um escultor e desenhista.
Ele é uma das
personalidades eminentes do mundo do século XX.
Sua mãe havia dito que
suas primeiras palavras como uma criança eram "piz piz", que é uma
abreviatura do lápis palavra em espanhol. Seu talento para o desenho foi visto
desde a infância. Seu pai o treinou em pintura a óleo e desenho de figura. Suas
obras de arte foram divididos em períodos. Obras pintadas em tons de azul
caracterizar Picassos período azul. Blindness foi o tema de muitas de suas
pinturas desse período. O período de Rose, que durou dois anos consistiu em
obras pintadas em cores alegres. O Período de Influência Africano durou de 1907
a 1909. Monocromáticas as cores acastanhadas e neutro caracterizado suas
pinturas do período cubismo. Ele faleceu em 08 de abril de 1973 na idade de 91.
Suas pinturas, "Dora Maar au Chat" e "Nude em uma poltrona preta
'posto na lista das pinturas mais caras do mundo.
Joan Miró:
Ele foi um catalão étnico nascido em 1893. Ele era um pintor, escultor e ceramista. Atraídos pela comunidade artística, ele se mudou para Paris em 1920. Lá ele desenvolveu um estilo próprio. Era conhecido como formas orgânicas e planos achatados imagens desenhadas com uma linha bem definida. Ele foi pioneiro no desenvolvimento de desenho automático, marcando o início do surrealismo. Ele morreu em 1983. Joan Miro é um dos artistas aclamados internacionalmente.
Fernando Botero:
Fernando Botero nasceu em Medellin, Colombia, a 19 de Abril de 1932. De jovem autodidacta, tornou-se o pintor mais famoso de toda a América Latina. E, como muitos artistas sul-americanos seus antecessores, teve de partir da sua terra natal para conhecer, primeiro o Velho Continente e, só depois, o conquistar. A sua obra possui perto de três mil pinturas e ainda mais de duzentas esculturas, assim como inúmeros desenhos e aguarelas. As suas primeiras obras exprimem o carácter expressionista da pintura, mas foi após anos de aprendizagem e de inúmeras viagens, que ele adquiriu o estilo pelo qual ficaria famoso: “as imagens que se tornaram símbolos da cultura crioula moderna da América Latina”. O núcleo do seu trabalho denota uma experiência existencial da sua origem e cultura, que é, simultaneamente, de âmbito universal. Botero salientava que isto só era possível “porque o artista é universal apenas quando está fortemente enraizado na própria comunidade onde nasceu”.
Em Março de 1955, Botero regressa ao seu país e as suas obras, realizadas aquando da sua estadia na Itália, foram acolhidas pelo público como “demasiado clássicas”. Então, partiu para o México, onde procurava encontrar um certo “elo perdido”. O México era na altura o país predominante da América Latina do ponto de vista cultural, onde as civilizações pré-colombianas se tinham fundido com a cultura europeia durante o período colonial, originando uma tradição nacional distinta, com uma arquitectura, pintura e escultura admiráveis. Nenhum outro país do continente americano tinha uma arte popular tão rica e variada e esta, em simultâneo com os trabalhos dos mestres, foi sempre uma fonte de inspiração para Botero.
Depois de passar pelos Estados Unidos em 1957, Botero regressou a Bogotá, como o mais importante artista da nova geração, trazendo na sua bagagem a vanguarda nova-iorquina e os modernistas mexicanos, ao lado da arte renascentista e do Barroco do Novo Mundo. A sua pintura figurativa desenvolveu o seu estilo inconfundível: pintava imagens de raparigas, séries completas de meias figuras voluptuosas, “que nada ficavam a dever quer aos ídolos dos Maias e Astecas, quer à misteriosa Mona Lisa”. Pintou também, imagens narrativas com cenas do quotidiano e ainda começou a pintar paráfrases de pinturas famosas expostas em museus europeus, sendo esta hoje uma componente importante da sua obra: “Estes temas são importantes para mim à medida que se tornam populares e mais ou menos pertencentes a todos. Só então posso fazer algo diferente com elas. Por vezes desejo apenas compreender uma pintura de forma mais profunda e completa, a sua técnica e o espírito que a conduz” (Botero).
Assim, Botero queria utilizar as paráfrases para mostrar que o aspecto mais importante de uma pintura não é o tema, mas antes o estilo. Com o tempo, as figuras e objectos de Botero tornaram-se mais esculturais, os volumes e as formas aumentaram. Botero pinta ainda uma longa série de pinturas sobre motivos religiosos, um tema pouco usual segundo os padrões do século XX.
O seu formato de pintura pouco conhecido e acentuadamente horizontal, remonta à predella das primeiras obras de altar italianas; gosta de pintar imagens de clérigos e dignitários da Igreja, juntando a sua paixão pela pintura do século XV, à sua época, o século XX – denotando assim uma realidade específica da sua cultura: a importância da Igreja como instituição e como portadora de identidade da sua região. No entanto, se de início estas imagens foram interpretadas como sendo uma crítica dessa instituição ancestral, verificou-se, com o tempo, que Botero seria mais um pintor do “amor” do que da “crítica”, pois as suas pinturas seriam apenas “leves sorrisos de perdão pelo carácter inofensivo da sua discriminação”.
Frida khalo:
Para se entender as pinturas de Frida Kalho é necessário conhecer a sua
vida.
Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução
ao dizer que havia nascido em 1910. Sua vida sempre foi marcada por grandes
tragédias; aos seis anos contraiu poliomelite, o que à deixou coxa. Já havia
superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um
bonde. Ela sofreu multiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a
entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa deste último fez várias
cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama.
Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em
cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque
estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
Suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente
seu amor pelo
marido Diego Rivera. A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego tinha muitas
amantes e Frida não ficava atrás, compensava as traições do marido com
amantes de ambos os sexos. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter
filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as sequelas do acidente a
impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro
em muitos dos seus quadros.
Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e, embora fossem
bastante "fortes", não eram surrealistas: "Pensaram que eu era
surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria
realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de
embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas: "Espero
alegremente a saída - e espero
nunca mais voltar - Frida". Talvez Frida
não suportasse mais.
Veja o filme Frida:
Salvador Dalí
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento.[1][2] O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.[3] Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas.[4] Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Abrangência:
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento.[1][2] O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.[3] Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas.[4] Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Abrangência:
8º ano
Desenvolvimento
da Atividade:
Pesquisa
para apresentação em forma de Seminário.
Avaliação:
Apresentação
para a turma sobre a pesquisa.
Estes foram
apenas alguns dos pintores famosos de origem hispânica. Eles têm contribuído
para o enriquecimento da cultura, a arte dos hispânicos. Eles continuam a viver
através de seu trabalho.
Besos!
Maestra:
Hellen Suzanna
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