Proyecto:
Ahora
de la lectura
Gibis.
Disciplina:
Língua Espanhola
Conteúdo:
Leitura
e produção textual.
Introdução:
O projeto tem
como objetivo principal ampliar o conhecimento da língua espanhola por meio
da leitura e elaboração de gibis. A
elaboração dos gibis visa a estimular os alunos a ler e a expressar seu ponto
de vista sobre esta tipologia textual. Nessa perspectiva, o projeto tem como
propósito comunicativo a elaboração de gibis em espanhol. Preocupam-se em
difundir o conhecimento lexical de língua espanhola e estimular sua leitura.
Objetivos:
O presente
projeto está ancorado numa perspectiva em que se valorizam os usos que os
sujeitos fazem da língua nas mais variadas situações de produção discursiva.
Dessa forma, acredita-se que ao elaborar textos orais ou escritos, a produção
dos alunos será orientada por uma intenção comunicativa, a quem o texto se destina
e como será veiculado e que gênero textual concretizará a intenção de
comunicação. Tendo claros os elementos que compõem a situação de produção
discursiva, os alunos terão como problema ajustar o uso da língua à situação
comunicativa, quer dizer, terão que considerar todos aqueles elementos para
planejar seus textos, a fim de que estes atinjam os objetivos a que se
propõem. Nesse sentido, no que se refere
ao tratamento didático, este projeto apoia-se na: criação de uma situação
comunicativa, uma situação que reúna características das situações reais de
comunicação e em que os alunos se vejam realmente engajados na elaboração de
textos e apoia-se, também, na criação de sequências didáticas que possibilitem
aos alunos aproximações sucessivas em relação ao gênero textual em questão que
será, ao mesmo tempo, meio de concretização das intenções comunicativas e
objeto de estudo.
Abrangências:
6º ano
Tempo estimado:
8 aulas
Com este projeto, pretende-se que os alunos:
Com este projeto, pretende-se que os alunos:
- Conheçam as características Gibi;
- Elaborem gibi
- Leiam obras gibis língua espanhola;
- Leiam obras gibis língua espanhola;
- Estimulem os colegas a realizarem
a leitura dessas obras;
- Expressem sua opinião sobre a obra lida;
- Forneçam informações essenciais sobre o livro lido (resumo da obra) e sobre o autor;
- Façam uma avaliação global da obra;
- Expressem sua opinião sobre a obra lida;
- Forneçam informações essenciais sobre o livro lido (resumo da obra) e sobre o autor;
- Façam uma avaliação global da obra;
Desenvolvimento da atividade
Antes da leitura:
- Contextualize a leitura do texto,
explicando que se trata de ler para aprender Espanhol.
- Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre gibis.
- Pergunte aos alunos o que esperam encontrar neste tipo de gênero.
Durante a leitura:
- Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre gibis.
- Pergunte aos alunos o que esperam encontrar neste tipo de gênero.
Durante a leitura:
- Peça que os alunos identifiquem
os elementos que compõem o texto.
- Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que mais gostaram.
- Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que mais gostaram.
- Comente sobre a situação de
produção discursiva, ou seja, quem escreve? Para quem escreve? Com que intenção
e por meio de que gênero textual.
Avaliação:
- Confecção dos gibis.
Maestra:
Hellen Suzanna.
Besos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário