terça-feira, 31 de maio de 2011

O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS



Para "Quebrar o Gelo"

DINÂMICA DO TELEFONE SEM FIO


 
Essa dinâmica divertida dinamiza a aula. Motivando os alunos e favorecendo a percepção erros comuns, que envolvem a interpretação de texto.




Objetivo:
  • Apresentar as falhas e confusões que possam ser geradas durante as interpretações textuais.
Tempo
  • 10 minutos

Procedimentos:
  • Solicitar 4 voluntários (em caso de grupos pequenos solicitar 3 pessoas);
  • 01 voluntário deverá ficar na sala, e os outros 2 saem da sala e aguardam.
  • Ao voluntário que ficou é lido o texto abaixo, o mesmo ouvirá e deverá repetir o que ouviu para o 2º voluntário, que entrará na sala.
  • O 2º voluntário irá repetir o que ouviu para o 3º voluntário, que entrará na sala.
  • O 3º voluntário deverá repetir o que ouviu para o grupo, que estará acompanhando tudo.

Processamento:
  • Associar às possíveis distorções nas interpretações Textuais.

Texto I: 

6º. ao 7º. ano.
 O cometa Halley



Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.


Texto II: 8º. e 9º.


 

Josué, 28 anos, sai de casa às 7h da manhã para ir trabalhar. Neste dia, acordou atrasado. Apressado, fecha a porta e esquece a conta para pagar, em cima da mesa. Vai até a parada de ônibus que fica a duas quadras. Pega o primeiro ônibus que passa, entra e consegue sentar junto à janela. Vê uma grande movimentação nas ruas, o trânsito está lento, o ônibus anda devagar. Após alguns minutos, vê um Corsa amarelo se atravessar na frente do ônibus, e o motorista grita: “Tá maluco, seu doido! Carolina na calçada olhava tudo incrédula. Como puderam ser tão distraídos! Que início de dia!


Procedimentos para a Aula




O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS




OBJETIVO:
  • Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos em Língua Portuguesa e Espanhola, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.









PROCEDIMENTOS:
  •  Conhecer e identificar os procedimentos de leitura e interpretação textual.
  • Diagnosticar, por meio destas aulas,  as dificuldades dos nossos educandos, quanto a interpretação textual. 



RECURSOS:
  • Dinâmica:  “Telefone sem Fio”
  • Apresentação de Slides: 

I Parte - Esplanações Gerais e Debates.












 II. Discussão Das Atividades Propostas:













ABRANGÊNCIAS:
  •      6º aos 9º anos

TEMPO ESTIMADO:
  • 2 ou 3 aulas


AVALIAÇÃO:
  •   Identificar a participação dos alunos, o envolvimento, e observar o processo de leitura (decodificação e compreensão de textos).


Aos meus queridos alunos:



Maestra: Hellen Suzanna



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário