Para "Quebrar o Gelo"
DINÂMICA DO TELEFONE SEM FIO
Objetivo:
- Apresentar as falhas e confusões que possam ser geradas durante as interpretações textuais.
Tempo:
- 10 minutos
Procedimentos:
- Solicitar 4 voluntários (em caso de grupos pequenos solicitar 3 pessoas);
- 01 voluntário deverá ficar na sala, e os outros 2 saem da sala e aguardam.
- Ao voluntário que ficou é lido o texto abaixo, o mesmo ouvirá e deverá repetir o que ouviu para o 2º voluntário, que entrará na sala.
- O 2º voluntário irá repetir o que ouviu para o 3º voluntário, que entrará na sala.
- O 3º voluntário deverá repetir o que ouviu para o grupo, que estará acompanhando tudo.
Processamento:
- Associar às possíveis distorções nas interpretações Textuais.
Texto I:
6º. ao 7º. ano.
O cometa HalleyNa próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.
Texto II: 8º. e 9º.
Josué, 28 anos, sai de casa às 7h da manhã para ir trabalhar. Neste dia, acordou atrasado. Apressado, fecha a porta e esquece a conta para pagar, em cima da mesa. Vai até a parada de ônibus que fica a duas quadras. Pega o primeiro ônibus que passa, entra e consegue sentar junto à janela. Vê uma grande movimentação nas ruas, o trânsito está lento, o ônibus anda devagar. Após alguns minutos, vê um Corsa amarelo se atravessar na frente do ônibus, e o motorista grita: “Tá maluco, seu doido! Carolina na calçada olhava tudo incrédula. Como puderam ser tão distraídos! Que início de dia!
Procedimentos para a Aula
O PODER DE SIGNIFICAÇÃO DOS TEXTOS
OBJETIVO:
- Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos em Língua Portuguesa e Espanhola, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.
- Conhecer e identificar os procedimentos de leitura e interpretação textual.
- Diagnosticar, por meio destas aulas, as dificuldades dos nossos educandos, quanto a interpretação textual.
- Dinâmica: “Telefone sem Fio”
- Apresentação de Slides:
I Parte - Esplanações Gerais e Debates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário