domingo, 17 de abril de 2011

Folders e Cartão Postal: Uma Importante Ferramenta


Folders e Cartão Postal: Uma Importante Ferramenta

Não é fácil saber, exatamente, onde eles surgiram, mas não é de hoje que as empresas se utilizam de folders e folhetos para vender seus produtos e serviços. Diferentemente do cartão de visitas, que precisa ser objetivo e trazer informações rápidas, o folder é uma peça mais trabalhada, trazendo fotos, textos e, acima de tudo, a informação que se quer divulgar para clientes e prospects. Na criação, o que vai diferenciar um folder do outro, quando uma pessoa recebe vários deles ao mesmo tempo – como numa feira, por exemplo – é a criatividade, aliada a um bom papel, cores adequadas, fotos de qualidade e diagramação clara e interessante. “Os folders podem ter várias funções”, explica Luiz Renato Roble, diretor de criação da Datamaker Designers. “Podem falar de uma promoção especial da empresa, trazer os serviços que ela oferece ao cliente, ou ainda, funcionar como uma espécie de pequeno portfolio. O que vai fazer com que o cliente ou possível cliente pegue e guarde o folder ou não, é realmente a capacidade desse material chamar a atenção dele”. E é justamente esse o melhor ponto do folder: a praticidade da circulação. Ele tanto pode ficar exposto em cima de balcões – numa recepção de hotel, por exemplo, quanto ser enviado pelo correio ou entregue pessoalmente para quem a empresa deseja atingir.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os pontos turísticos das cidades estudadas.
Descrever locais em uma cidade
Produzir um guia turístico
Duração das atividades
6 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Preparação: Providencie com antecedência os seguintes materiais: guia turísticos, folders, cartões postais de sua cidade ou de outro local que tenha visitado. Os guias e os folders podem estar em português já que o objetivo para a apresentação desse material é introduzir o gênero textual guia turístico.  Peça também que os alunos tragam esse tipo de material para a aula.


 Plano de Aula
Abrangência: 6º ao 9º. ano
                                 OBJETIVO ESPECIFICO                                 
  • Explorar o interesse do educando pela cultura Espanhola, por meio de postais e folders.
  •  explicar o que seria um Cartão-Postal e um Folder.
                                         METODOLOGIA

  • Trabalhar as quatro habilidades de uso da língua (oral, escrita, auditiva e leitora) de forma integrada. Para isso deverão ser utilizados materiais didáticos e adaptados e também materiais autênticos, procurando incluir a maior variedade possível de textos orais e escritos para que entrem em contato com diferentes formas de uso da língua.Por isso, o uso de postais e folders.

 PROPOSTA DE ATIVIDADES

Escuela José do Patrocínio
Fecha: ____/____/____
Maestra: Hellen Suzanna 

 O que é Cartão Postal?

O cartão-postal é uma simplificação da carta simples. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem. A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata. Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinha selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado. O primeiro cartão-postal foi emitido no século XIX e existem versões diferentes sobre a sua invenção: Poderia ter sido o cidadão norte-americano H. L. Lipman, que juntamente com J. P. Charlton, tornou público como sua invenção em 17 de dezembro de 1861, o chamado “Lipman's Postal Card”. Entretanto não são conhecidos exemplares deste cartão de antes do início da década seguinte. Outra versão diz que o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, pode ter lançado a idéia e a sugestão na Conferência Postal Germano-austríaca, em 1865. O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.



Escuela José do Patocinio
Maestra: Hellen Suzanna
Fecha: _____ / ____/____


1.  Escreva um cartão-postal para seu amigo dizendo, o que você viu pelo seu passeio pela Espanha. (Cultura, arquitetura, comida). Não se esqueça, que o mesmo deve estar em espanhol.









  • Folder

O que é Folders?

Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras. Um sinônimo perfeito em portugal é Prospecto. O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras. Não é fácil saber, exatamente, onde eles surgiram, mas não é de hoje que as empresas se utilizam de folders e folhetos para vender seus produtos e serviços. Diferentemente do cartão de visitas, que precisa ser objetivo e trazer informações rápidas, o folder é uma peça mais trabalhada, trazendo fotos, textos e, acima de tudo, a informação que se quer divulgar para clientes e prospects. Na criação, o que vai diferenciar um folder do outro, quando uma pessoa recebe vários deles ao mesmo tempo – como numa feira, por exemplo – é a criatividade, aliada a um bom papel, cores adequadas, fotos de qualidade e diagramação clara e interessante. “Os folders podem ter várias funções”, explica Luiz Renato Roble, diretor de criação da Datamaker Designers. “Podem falar de uma promoção especial da empresa, trazer os serviços que ela oferece ao cliente, ou ainda, funcionar como uma espécie de pequeno portfolio. O que vai fazer com que o cliente ou possível cliente pegue e guarde o folder ou não, é realmente a capacidade desse material chamar a atenção dele”. E é justamente esse o melhor ponto do folder: a praticidade da circulação. Ele tanto pode ficar exposto em cima de balcões – numa recepção de hotel, por exemplo, quanto ser enviado pelo correio ou entregue pessoalmente para quem a empresa deseja atingir.

2. Faça um Folder a partir da imagem abaixo. Não esqueça os dados tem que ser em espanhol.














Nenhum comentário:

Postar um comentário